quarta-feira, março 21

Por que estudei português?

Acredito que é uma pergunta um pouco complexa, pois não existe uma sola resposta. Na verdade, acho que nem me lembraria exatamente das verdadeiras razões. A única coisa certa é que pouco tempo depois de ter começado as aulas, eu descobri que o português era uma língua maravilhosa, e que, além disso, representava um reto para mim. Por quê? Porque mais do que qualquer outra língua, a proximidade ao espanhol lhe outorgava uma dificuldade única. Para mim, foi muito mais difícil aprender português devido a isto, quando as pessoas poderiam pensar a situação inversa. Mas como muitos de vocês já perceberam (ou vão perceber), para os falantes do espanhol, aprender português envolve lutar com uma interferência danada demais. Não só no senso do vocabulário, mas também nos usos dos tempos verbais. Nossa! Dá para estar com uma dor grade de cabeça. Precisa-se esforço e dedicação, mas eles são bem recompensados. Pelo menos no meu caso, no caminho da aprendizagem do português, acabei aprendendo um monte de coisas da minha própria língua que nem sabia, conhecia ou me lembrava. Isso foi muito gratificante para mim, pois foi uma descoberta muito legal que não tinha planejada e acabei me namorando não só do português mas também do espanhol. Agora sou fã numero um destas duas formosas línguas. Mas tudo bem galera, não quero ficar aborrecendo vocês. Ao fim de contas, se bem as minhas razões para começar foram esquecidas, o importante para mim, e para vocês, deve ser não esquecer as razões pelas quais gostamos do português, e aproveitar ao máximo esta oportunidade única de descoberta pessoal que temos na frente.

E vocês ? Por que estudaram português?

Nenhum comentário: